Subscribe to Feeds

O blog que liga você ao conhecimento.

O jeitinho brasileiro de informar.

Empreender para fazer crescer

O perfil do empreendedor


   Indiscutivelmente todo Ser Humano nasceu com talentos singulares, com infinitas capacidades, embora a maioria prefira acreditar que o sucesso dependa de sorte e não de competência.
   Hoje, fala-se muito de problemas sociais e muitas são as iniciativas do Governo e também de iniciativas da própria sociedade, que tem como foco principal a melhoria das condições de vida de milhões de Brasileiros, desprovidos de condições mínimas de infra-estrutura.
   Muitas destas iniciativas buscam facilitar através do financiamento subsidiado, a abertura de novos negócios, a partir de linhas de crédito com menores taxas de juros.
   Entidades iguais ao MST, por exemplo, procuram executar movimentos de reivindicação de direitos e facilmente percebemos o tamanho do problema quando ouvimos a baixa produtividade dos assentamentos, ora pelos recursos escassos, ora pela falta de perfil dos envolvidos.
   Ser empreendedor não se resume no querer ou não correr riscos e deveríamos entender que por maior que sejam os talentos que temos, podemos não estar alinhamos com as demandas do perfil “ Ser Empreendedor”.
   Segundo pesquisa do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas), 27% das empresas paulistas fecham em seu 1º ano de atividade. Essa taxa de mortalidade empresarial é elevada, porém é a menor taxa de fechamento de empresas em 10 anos de monitoramento por parte do SEBRAE-SP. 

   O estudo também identifica as principais causas que levam ao fechamento das empresas:  
- comportamento empreendedor pouco desenvolvido;
- falta de planejamento prévio;
- gestão deficiente do negócio;
- insuficiência de políticas de apoio;
- flutuações na conjuntura econômica;
- problemas pessoais dos proprietários.


O que é preciso para se tornar um empreendedor


   •    O empreendedor precisa sim ser ambicioso, mas uma ambição focada em primeiro lugar e principalmente na empresa, e não em si mesmo.

   •    Precisa identificar o sucesso não somente em si mesmo, mas nas outras pessoas ou fatores que geraram os resultados positivos. E assumir sua responsabilidade pelos erros que foram cometidos no negócio.

   •    Precisa alimentar continuamente sua crença e convicção de que terá sucesso no final, não importa as dificuldades pelas quais esteja passando. Deve atravessar as dificuldades sem perder sua "paixão" e convicção pela escolha de ser empreendedor. Necessita ter uma visão positiva e construtiva, sem fechar os olhos para os fatos e dificuldades reais. O pior erro que um empreendedor pode cometer é o de fechar os olhos para as dificuldades ou fatos desagradáveis diante de si. Ele deverá, isso sim, estudar essas dificuldades e elaborar estratégias para superá-las. É muito comum encontrar empreendedores que ficam reclamando das dificuldades, colocando a culpa no país e nas suas instituições com frases do tipo "como é possível um empreendedor sobreviver neste país com esta carga tributária, com este governo, com a corrupção…" e assim por diante. Vivemos em um país maravilhoso, repleto de oportunidades. E é possível sim ter sucesso no Brasil pagando os impostos e seguindo a lei corretamente. As dificuldades são desafios que teremos de superar.


Principais Desafios do Empreendedor


   1. Desafios financeiros. Ter acesso a recursos financeiros para criar a empresa, promover seu crescimento economicamente sustentável e manter a estabilidade.
   2. Aplicação de recursos. Garantir que os recursos humanos, financeiros e materiais estão sendo aplicados da forma mais otimizada possível ao negócio.
   3. Eliminar a sensação de que há coisas demais para fazer e pouco tempo para realizá-las.
   4. Ter um plano de viabilidade muito fraco – ou simplesmente não ter um plano de viabilidade do negócio.
   5. Criar um plano de negócios que tenha uma estratégia de saída. Ou seja, o empreendedor não deve criar um negócio que amarre completamente sua vida.
   6. Desenvolver e alavancar relacionamentos com outras pessoas (incluindo mentores) que podem ajudar e guiar o empreendedor em seu negócio.
   7. Usar as novas tecnologias e a internet de forma vantajosa para o negócio.
   8. Se concentrar em seus pontos fortes e terceirizar eficientemente as demais tarefas.
   9. Criar e promover sua(s) marca(s).
   10. Gerenciar o negócio, ao invés de operar seu dia a dia (há uma grande diferença entre as duas coisas).



Exemplos de empreendedores de sucesso que com pouco fizeram MUITO


Michael Dell
   Fundou a Dell computadores em 1984, enquanto ainda estudava na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Com somente mil dólares, a empresa foi fundada com o nome de PC´s Limited.
Hoje, Segundo a revista Forbes 2008 é o 40º homem mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em mais de 16,4 bilhões de dólares americanos.



Antônio Luiz Seabra
   Fundou , em 1969, o que é hoje a Natura. Fala-se que no começo possuiam um capital equivalente ao valor de um carro popular e os primeiros anos foram totalmente voltados para a sobrevivência.
Segundo a  revista Forbes 2009 Antônio Luiz Seabra é o 601ª pessoa mais rica do mundo, e - consequentemente - está entre os 15 mais ricos do Brasil, e sua fortuna pessoal já se estima em US$ 1.4 bilhão.




Você pode fazer o teste do perfil empreendedor criado pelo SEBRAE para encontrar seu estilo de empreendedorismo e como você progredir com seus negócios.

Fontes: http://www.sebraesp.com.br/conhecendo_mpe/mortalidade
http://ogerente.com/empreendaja/2008/09/03/10-desafios-do-empreendedor
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/030402/empreendedor_saber.html

0 comentários:

Postar um comentário