A escolha de uma profissão é uma dúvida cruel que nos acompanha desde o momento em que nos conhecemos por gente, pois sempre tem aquele tio, pai ou vizinho que te pergunta, mesmo você tendo cinco anos de idade: “e aí jovenzinho, já sabes o que vais ser quando crescer?”. Acredito que todos aqui já passaram por isso.
Escolher uma profissão não é algo tão simples assim, pois é ela que vai definir o seu futuro, por isso é bom começar cedo a pensar no “o que eu vou ser quando crescer”, então não fique bravo com quem lhe fez, faz ou fará essa pergunta, ele só quer o seu bem, pois quando o momento em que iremos começar a desenvolvê-la chegar, podemos errar ao escolher nossa profissão às pressas.
A profissão é algo ligado ao íntimo de cada pessoa, ou seja, você deve escolher uma profissão relacionada ao que você gosta de fazer, ao que te atraia e que te faça feliz e não ter como fator determinante a remuneração no final do mês, ou o que outras pessoas acham que você deveria fazer, pois esses são fortes fatores que te fazem errar na hora da escolha e te farão infeliz no momento da sua atuação profissional, consequentemente você não terá um bom desempenho, estará sempre enjoado daquele processo chato, metódico e repetitivo, pois muitas vezes é uma profissão mal escolhida; nosso professor de matemática que o diga XD.
Atualmente existem muitas instituições de ensino que direcionam você ao mercado de trabalho e o ajudam a se tornar um profissional qualificado e competente, como é o caso do SENAI e do Cedup, duas instituições de ensino muito bem vistas atualmente no mercado. O nome da instituição em que se estudou pesa muito na hora de procurar emprego, algumas já vêm de longa tradição, enquanto outras estão apenas começando. Essa situação é muito vista em nosso estado, muitas pessoas querem prestar vestibular para entrar na Universidade Federal, pela longa história de sucesso, mas claro que não podemos desmerecer as outras faculdades, algumas administram um ensino que chega a ser superior ao da Federal.
Existem mecanismos, como testes vocacionais que podem ajudar você a decidir qual profissão exercer, porém eles só lhe darão uma vaga idéia de onde o seu perfil se encaixa e muitas vezes você não se identifica com as profissões que obteve como resposta, por isso é importante também consultar seus colegas e pessoas que já atuam na área em que você está pensando em se profissionalizar, pois nada melhor do que quem já trabalha na área para lhe dizer como é.
A fórmula para o sucesso profissional está aí e você e as suas escolhas são o ingrediente principal. Pense nisso e sucesso em sua carreira profissional.
Caso você já sabe “o que vai ser quando crescer” comente e caso você ainda não saiba, troque uma idéia com seus amigos ou com a galera aqui do Gambiarra Esperta!
Concordo com Einstein quando ele diz “O único lugar aonde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário”
Profissão, qual caminho seguir.
Postado por Gambiarra Esperta
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Verdade
nada é facil de fazer
basta apenas gostar que tudo da certo
e vai fundo
vlw
Realmente nunca é tarde demais para se repensar na profissão escolhida. No final do Ensino Médio decidi fazer Ciências da Computação, porém não era aquilo que eu esperava, então decidi mudar para Biologia. Não me arrependo da minha decissão e atualmente me sinto realisado na minha profissão.
Valeu galera!
Abraço
"processo chato, metódico e repetitivo"
HSUAHSUA antes de terminar de ler já lembrei do professor de matemática :D
gostei do post,
sucesso ai brothers!
Feroz^^
Alem do mais acredita no q vc qr
E bora luta pra consegui^^
vlw
Um salve pro Abido^^
aadorei :D
bem interessante seu texto alemão ;)
parabéns ;*
gostei!
o teste mesmo... muito bom!
Oi, aqui é a Maísa, representando a Equipe EEMAK - Unidos pelo Conhecimento.
O texto ficou bem bolado.
Parabéns.
Abraços.
Postar um comentário