Subscribe to Feeds

O blog que liga você ao conhecimento.

O jeitinho brasileiro de informar.

Entrevista de Emprego

Uma entrevista de emprego pode parecer um tanto assustadora para alguém que ainda não teve esse tipo de experiência ou para quem realmente necessita do emprego em questão, principalmente quando a pessoa não acredita em si mesma, e pensa que sempre há alguém melhor do que ela competindo pela vaga.


   Sabemos que a entrevista é um dos fatores decisivos da obtenção de um bom emprego, porém, quanto melhor a vaga mais criteriosos são os recrutadores e mais alto o nível dos que lutam por ela, basicamente, devemos estar preparados.


   O mercado de trabalho está muito competitivo, devemos sempre buscar mais e mais conhecimento, sempre nos relacionar bem com as pessoas, pois são as duas coisas que contam muitos pontos na briga por uma vaga.


Assédio sexual


   Atinge na maioria mulheres, estejam preparadas garotas, pois nem toda empresa tem um sistema de recrutamento sério, em situação problemática lembre-se de que o recrutador na maioria das vezes possui um superior e o assédio é crime.



A Entrevista

   Algumas coisas são essenciais para uma boa entrevista, pois como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica”, portando nada de chegar atrasado, esse é o erro que mais irrita os entrevistadores, e também é muito importante ir vestido adequadamente, nada de muito escandaloso.

   Acreditamos que para se destacar é extremamente necessário mostrar interesse pela vaga, saber trabalhar em equipe, ser competente e comprometido, porque apenas querer um emprego não basta mais hoje em dia e a principal característica que um candidato deve ter é um conhecimento superior do que o do seu concorrente.


   Aqui você pode analisar as perguntas mais freqüentes em uma entrevista e dicas para como responde-las do jeitinho que o patrão gosta:


1. Fale sobre si.

Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.

2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?

Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.

3. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa?

Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional.

4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?

O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.

5. O que procura num emprego?

As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.

6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?

Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.

7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.

Esta é sempre das perguntas mais complicadas, mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.

8. O que você faz no seu tempo livre?

Seja sincero, mas sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.

9. Quais são as suas maiores qualidades?

Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.

10. E pontos negativos/defeitos?

Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários.


Esperamos ter ajudado vocês no que diz respeito a entrevista de emprego.

Fonte: http://www.curricular.com.br/artigos/entrevista-emprego/perguntas.aspx

1 comentários:

André disse...

O conteúdo compenso a aparência do post.
Parabéns pessoal

Postar um comentário