Subscribe to Feeds

O blog que liga você ao conhecimento.

O jeitinho brasileiro de informar.

Será que sigo meus pais?

   A natureza é engraçada, por instinto e por amor aos filhos os pais fazem muitas coisas pensando no nosso melhor, porém muitas vezes acabam complicando a nossa vida. É constante ver pais influenciando diretamente na escolha da profissão do filho, as vezes por querer um futuro melhor para o mesmo ou muitas vezes por auto-realização, pois para muitos pais, filho virou um sinonimo de fantoche, onde eles querem que os filhos sigam à risca as suas vontades, seja ela na decissão da carreira, esposa, carro, etc.

   Como já foi comentado no primeiro tema, “Profissão, qual caminho seguir”, a escolha de sua profissão é algo muito importante para o seu futuro e devemos ter muito cuidado na hora de escolhe-la, priorizando o que gostamos e temos vocação para fazer, pois a sua profissão deve agradar lhe agradar e não aos outros, por isso a opinião dos pais é importante, mas não é tudo.

   Seguir a mesma profissão que eles não significa sucesso ou realização profissional, é claro que ele vai poder te encaminhar e te dar várias dicas para você se dar bem dentro da profissão, mais ai fica a pergunta: será que é realmente isso que eu quero pra minha vida? Seguir a profissão do seu pai apenas para agrada-lo sem você se identicar com ela é uma tremenda idiotice, você pode até ter maiores facilidades ao entrar nomercado de trabalho, porém com o tempo a sua motivação na carreira acaba e ela vira um peso para você carregar durante a vida.

   Muitas vezes somos precionados por nossos pais a escolher a sua profissão, princiapalmente os filhos de empresário, onde muitas vezes os pais dedicaram a vida toda a empressa que construiram e querem que ela permaneça na familia fazendo o filho assumi-la. Não vemos nada de errado nisso, se o filho se identificar com a profissão do pai, porém há casos onde os filhos são obrigados a força a seguir a profissão dos pais, como pode ser visto na novela “Caminho das Indias”, onde o empresário Ramiro Gadori fez de tudo para que o filho seguisse a sua profissão.

   Vale a pena lembrar que nossos pais também passaram por essa fase tempos atráz, e com certeza tiveram muitas experiencias interessantes, que valem a pena serem ouvidas, por isso muitas vezes tomamos alguns puxões de orelha deles quando estamos entrando em uma “furada”, pois um pai sempre quer o melhor para um filho e não quer que passamos pelas mesmas dificuldades que eles.

   Não aconselhamos você a seguir a profissão de seu pai apenas por que ele quer ou para agrada-lo, mas se você realmente gosta do que ele faz e se identifica com a profissão, acreditamos que você tem uma facilidade maior de obter sucesso em sua carreira, pois você terá do seu lado uma pessoa que só quer o teu bem e que fará de tudo para te ajudar a ter sucesso.

Aqui você pode conferir um guia de orientação profissional.


Pense nisso, e sucesso para você!

0 comentários:

Postar um comentário